Stannis Baratheon

O ano passado fiz algo do género e por isso penso que pode ser interessante ir fazendo uns posts de introdução às novas personagens que vão aparecer na segunda temporada.

(imagem daqui)

Aparência
Stannis Baratheon é um homem grande, como os seus irmãos, careca e com a sombra de uma barba ao longo do seu amplo maxilar. É um homem meditativo, sem humor, conhecido pelo seu duro e inflexível sentido de justiça, que está obcecado com desprezos, reais e imaginários, e range frequentemente os dentes. Tem uma relação fria com a mulher, Lady Selyse da Casa Florent, e têm uma filha, Shireen, uma triste rapariguinha desfigurada por uma doença.

História
Stannis nasceu por volta de 265AL (after Aegon's Landing - a história atual encontra-se no ano 298). A sua teimosia e determinação são lendárias e serviram-lhe bem durante a Rebelião de Robert, a favor de quem conseguiu, com sucesso, segurar Storm's End contra o cerco de Mace Tyrell, sob condições desesperadas. Depois da guerra, Robert deu a Stannis a tarefa de contruir uma frota para capturar Dragonstone. Depois da queda do castelo, Stannis recebeu Dragonstone em vez da mais rica Storm's End, que foi dada a Renly Baratheon. Stannis entendeu isto como um insulto, apesar de Dragonstone ser a residência habitual do herdeiro do Rei. Robert fez de Stannis o seu Mestre dos Navios no pequeno conselho. Durante a Rebelião dos Greyjoy, Stannis armou ciladas e destruiu a maior parte da Frota de Ferro. Também subjugou Great Wyk em nome do irmão.

Durante o seu casamento com Selyse Florent, o Rei Robert desflorou Delena Florent na cama de casados. Esta união deu origem a Edric Storm, o único bastardo reconhecido do Rei. Stannis insistiu que ele era uma mancha na honra da Casa da sua esposa e enviou-o prontamente para o seu outro tio, Lord Renly, em Storm's End.

Apesar da lealdade e trabalho em prol do seu irmão Robert, este deu-lhe pouco em retorno; em vez de lhe agradecer por segurar Storm's End contra os Tyrells, agradeceu a Eddard Stark por ter levantado o cerco. Em vez de agradecer a Stannis por ter capturado Dragonstone por ele, Robert culpou Stannis pela fuga de Viserys e Daenerys Targaryen (apesar de eles terem fugido muito antes da recém-construída frota de Stannis ter sequer chegado). De acordo com Cersei Lannister, Robert quis mesmo que Stannis recebesse Dragonstone como uma desfeita. Stannis ajudou Jon Arryn a governar o reino, mas recebeu pouco ou nenhum reconhecimento e agradecimento do seu irmão mais velho, que passava o tempo a caçar, beber e com prostitutas.

Antes dos eventos do primeiro livro, A Game of Thrones, Stannis suspeitou que os filhos de Robert, fruto do seu casamento com a Rainha Cersei Lannister, não eram, de facto, de Robert. Confiou as suas suspeitas a Lord Jon Arryn, a Mão do Rei, e eles investigaram o assunto juntos. Stannis não revelou as suas suspeitas a Robert, porque sabia que, vindas dele, Robert não acreditaria nas acusações (Robert não amava o seu irmão Stannis), mas daria ouvidos se as acusações viessem de Jon Arryn, que Robert amava. Visitaram vários filhos ilegítimos de Robert pela cidade e Stannis reparou que todos tinham cabelo negro e pareciam-se com Robert, enquanto Lord Jon consultava o livro As Linhagens e Histórias das Grandes Casas dos Sete Reinos, de casamentos passados de Casas Nobres, e descobriu que o mesmo era verdade: sempre que um Baratheon casava, os seus filhos e filhas tinham cabelo negro. Após determinar que as crianças não eram, de facto, de Robert, Lord Jon pretendia agir e chegou mesmo a planear que o seu filho Robert Arryn fosse acolhido em Dragonstone por Stannis. Contudo, Lord Arryn foi envenenado antes de conseguir mostrar as evidências a Robert.
(adaptado daqui)


O ator escolhido para este papel é Stephen Dillane, cujo trabalho já foi bastante elogiado pelos produtores da série. Não o conheço e confesso que Stannis não é das personagens que mais me entusiasma, portanto fica a expetativa que este ator mude para melhor a minha opinião sobre a personagem.

2 Responses so far.

  1. Barroca says:

    Eu gosto do Stannis e estou curiosa em saber como o Stephen Sillane se safa (o papel dele n'As Horas não podia ser mais diferente deste e no filme não gostei mto dele).

  2. artemisia says:

    EU AMO STANNIS,É UM DE MEUS PERSONAGENS FAVORITOS E NO DIA QUE SOUBE QUE SEU INTERPRETE SERIA STEPHEN DILLANE EU QUASE SOLTEI FOGOS DE ARTIFÍCIO,POIS ELE É UM DE MEUS ATORES PREDILETOS,ELE É EXTREMAMENTE TALENTOSO E VAI SABER INTERPRETAR A DUALIDADE FRAGILIDADE E FORÇA DO PERSONAGEM,QUE EU CONSIDERO EXTREMAMENTE RICO.

Leave a Reply

Partilhar