Entrevistas a Liam Cunningham

Liam Cunningham, que em Game of Thrones interpretará o papel de Davos Seaworth, deu recentemente entrevistas ao Access Hollywood, nas quais fala sobre a sua personagem e sobre as que o rodeiam (Stannis, Melisadre), e também sobre a sua experiência na série. As entrevistas consistem de dois vídeos, que estão abaixo, e de uma transcrição de um Q&A feito por telefone, do qual também podem ler aqui a tradução. Parece muito simpático e divertido! :) 




AccessHollywood.com: Na Comic-Con, os chefes da série, D.B. Weiss e David Benioff disseram-me que apesar de não ser muito parecido como a forma como Davos é descrito, sentiram que seria 'incrível' neste papel. O que é que pensa que os convenceu na audição?
Liam Cunningham: Bem, temos alguma história porque os conheci para a temporada inicial, mas as coisas não funcionaram em termos de timing e de uma ou outra coisa e eles disseram 'Olha, por favor, por favor, por favor, volta no próximo ano...' E então esta personagem apareceu. Ele é afável, tem muita humanidade e lealdade. Por causa de ter entrado no mundo da representação muito tarde, acho que um dos poucos atributos que tenho é que tento ser honesto com a personagem, com a escrita. Não sou um ator complicado, não sou exatamente um ator que representa de forma excessiva. Tento trazer honestidade aos retratos que estou a fazer e o Davos Seaworth - ele é famoso pela sua honestidade, pela sua lealdade e é uma pessoa decente. Talvez encaixe nessa categoria.

Access: Após ter sido escolhido, deu por si a ser procurado pela comunidade de fãs de GoT?
Liam: Sim. Agora tenho Twitter. Não tenho um grande número de seguidores. Todas as opiniões são minhas... Mas os fãs são fantásticos. Eu até - eu gosto do site, Winter is Coming; estou incluído na hashtag #GameofThrones. Se sai alguma notícia, não perco. Sou fã! Por isso, como fã, estar envolvido na produção da série é uma coisa fantástica, fantástica.

Access: Leu os livros?
Liam: Não, estou a evitar os livros. Um dos motivos é que o Davos é uma das personagens que tem capítulos próprios. Ele não faz muita coisa, pelo que me dizem, portanto escreveram esta personagem por oposição a apenas se saber quais são os seus pensamentos. Tiveram de escrever muitas coisas relacionadas com o seu compromisso com o Stannis e a Melisandre. Falei com os rapazes [o David e o D.B.]. Os rapazes perguntaram-me 'Leste os livros?' E eu disse 'Não, não gosto de fazer isso.' E eles continuaram 'Bem, não pedimos a ninguém que os leia ou deixe de ler, mas achamos que é boa ideia se os atores não o fizerem' (risos)... Acho que é justo.

Access: Posso imaginar que, como ator, nem sempre saiba o que o espera.
Liam: Não só isso, mas se há algo nos livros que, por motivos de tempo ou de agenda nestes episódios de uma hora não possa ser usado, e que, como ator, gostes particularmente em relação a essa personagem no livro, pode ser desolador.

Access: Fale-nos sobre Davos - ele é um homem nobre que carrega - literalmente - o peso do seu passado de contrabandista?
Liam: Ele é de Flea Bottom - a parte mais pobre de King's Landing, e quando Stannis estava sob ameaças graves e a sua família estava a morrer e toda a gente no castelo estava a morrer... Davos chegou, contrabandeou um barco cheio de cebolas e algum presunto e ervilhas e várias coisas, ficou conhecido como 'Cavaleiro das Cebolas', porque ele foi armado cavaleiro por Stannis, que apreciou esta atitude incrível. Mas, ao mesmo tempo, Stannis, sendo um defensor da justiça, falou com ele e disse 'Vamos ter de te punir pelo contrabando' e cortou-lhe quatro dedos.

Access: Com a sua permissão.
Liam: Completamente... A relação bizarra que eles têm é que Stannis continua a sentir-se completamente certo por fazê-lo e Davos continua a sentir que Stannis está completamente justificado por fazê-lo. Portanto, têm este nível de lealdade. É quase reminiscente do Ned e do Robert Baratheon. Sabíamos que o Ned Stark nunca faria algum mau ou errado contra o Robert Baratheon e Davos é exatamente igual - ele é leal sem questionar, mas ao mesmo tempo é um conselheiro. É muito como a personagem de Robert Duvall em "O Padrinho". É uma delícia de representar. 

Access: Por falar no incidente dos dedos, como está a sua mão esquerda?
Liam: A minha mão esquerda está boa porque ajustámos ligeiramente a história, uma vez que sou canhoto. De facto, tivemos de cortar os dedos da mão direita, o que foi lindamente feito. Tirei-os num hospital de alto nível, é esse o meu compromisso com o meu papel (risos).

Access: Já trabalhou com a Carice Van Houten em 2011, no filme ‘Black Butterflies’, mas ela é uma pessoa completamente diferente nesta série. Como é que ela é como Melisandre, a sacerdotisa vermelha?
Liam: Bem, posso dizer a quem quer que esteja a ler isto - sem revelar nada - o que esta senhora faz, especialmente à medida que nos aproximamos do meio da temporada, acho que vai ser um dos finais mais surpreendentes que as pessoas vão ver. Quando o li, o meu queixo quase caiu ao chão, e quando o gravámos o meu queixo caiu ao chão. É fantástico... e a própria Carice, é bizarro - da última vez que trabalhámos juntos, fizemos de amantes - e desta vez, mais ou menos desprezamo-nos um ao outro. Acho que a personagem dela está a enfraquecer o Stannis - está a conduzi-lo, a atrair a sua atenção, persegue o poder, não se pode absolutamente confiar nela, a nossa relação está longe de ser amigável e ambos tentam arrastar Stannis. É uma dinâmica realmente interessante.

Access: O Stephen Dillane desempenha o papel de Stannis e já o vimos parecer muito severo nas previews. Ele é assustador no papel?
Liam: Ele é descrito nos livros como não tendo sentido de humor, rígido, severo, e o Stephen, como pessoa, é tudo menos isso. Ele tem um sentido de humor refinado. É uma companhia fantástica. Passámos muito tempo a rir. O Stephen é um ator extraordinário de se observar... Somos ambos tipos do teatro e da Royal Shakespeare Company, e ambos adoramos o processo de conseguir que uma cena fique boa. Ele não é uma estrela de cinema, ele é um ator e digo isto como um elogio.

Via Winter is Coming.

One Response so far.

  1. Ana Gomes says:

    Curioso que pelo aspecto invertia os actores que vão fazer de Davos e de Stannis xD

Leave a Reply

Partilhar