Gravações na Islândia

Via Winter is Coming vem um artigo que dá conta da evolução das gravações na Islândia, que também inclui várias fotos. Aqui fica o artigo traduzido e as fotos.


Game of Thrones, a mini-série de fantasia da HBO, tirou o maior partido das paisagens geladas da Islândia nas gravações da segunda temporada. Climas gelados e invernosos caracterizam parte das terras míticas da série, portanto as regiões glaciais da Islândia foram utilizadas para filmar estas partes da história. A empresa assistente Pegasus Pictures planeou filmar em glaciares desmoronados - nome dado aos glaciares que terminam numa falésia abrupta - na costa sudeste da Islândia, mas os efeitos das erupções vulcânicas no país em 2010 causaram um problema com a cinza. A equipa de produção de Game of Thrones teve de limpar a neve e muitos destes glaciares ainda estão cinzentos dos restos das cinzas vulcânicas.


O glaciar desmoronado Svinafellsjokull, em Skaftafell, tornou-se o local principal das filmagens, seguido de dias de gravações em Smyrlabjorg e depois nas montanhas perto de Vik, em Hofdabrekkuheidi. A Pegasus estava a contar com neve caída de fresco para cobrir as cinzas restantes em Svinafellsjokull, que chegou, ainda que um pouco atrasada. Einar Sveinn Thordarson está com a Pegasus Pictures: "Houve muita queda de neve, a tal ponto que no penúltimo dia de gravações as estradas foram cortadas e os veículos ficaram presos na neve e deslizavam pela estrada. Conseguimos chegar ao local, apesar disso. Ironicamente, nesse dia, a cena que estava a ser filmada ficou ótima no meio de uma nevasca, por isso ficámos contentes por a termos programado!"


"O principal desafio foi, diria, o tempo. Estivemos a filmar durante três semanas no inverno e durante esse período de tempo podem-se esperar nevascas. A probabilidade de queda de neve é alta, mas não garantida, o que significaria ter de ir ao próprio glaciar, o que é mais lento e mais caro." As gravações envolveram uma equipa de 200 pessoas, bem como 15 cavalos. A construção de cenários foi minimizada porque qualquer tipo de construção é suscetível a danos de tempestades durante o inverno islandês. Foram instaladas em alguns locais escadas e cordas protetoras, como medida de segurança, e havia também à mão alpinistas experientes para as subidas mais complicadas.



Thordarson acrescenta: "Outro desafio das gravações foi quão pouca luz do dia tivemos. Devido a questões de agenda, não conseguimos começar a gravar antes de 25 de Novembro, portanto os dias tiveram de ser muito bem planeados e todas as preparações para o dia tiveram lugar às escuras. Tivemos de montar luzes de trabalho nos locais pela manhã, de modo a conseguirmos trabalhar." Game of Thrones tem a sua base no Paint Hall Studio, em Belfast, na Irlanda do Norte, e, para além da Islândia, também filmou a segunda temporada na Croácia, onde foi assistida pela Embassy Films.



Categories: ,

One Response so far.

  1. Barroca says:

    Lá vai a Patrulha beyond the wall... mal posso esperar que chegue abril... *geek alert* :P

Leave a Reply

Partilhar