Best of

Terminada a primeira temporada, achei que seria giro fazer um balanço da série com base em categorias. Vamos a isto.

Melhor episódio
Não cheguei a dar a nota máxima a nenhum episódio, apenas dois 9, ao episódio 7 (You Win or You die) e ao episódio 9 (Baelor). Apesar da intensa carga dramática deste último, o 7.º episódio pareceu-me mais equilibrado, por isso leva o meu voto.

Pior episódio
Episódio 4 (Cripples, Bastards and Broken Things). Este episódio deve ter tido a alteração aos acontecimentos originais de que menos gostei. Foi algo desequilibrado e com excesso de info-dumping.

Melhor cena
A que doeu mais, a mais intensa, a mais dramática, a mais mind-blowing. A cena da execução do Ned.

Segunda melhor cena



Melhor cena nova
A cena entre Robert e Cersei no episódio 5. Excelentes diálogos, excelentes prestações. Memorável.

Pior cena
A cena do Litllefinger com as prostitutas no episódio 7. Foi excessiva e desnecessária.

Melhor ator
Peter Dinklage. Apesar da série ter excelente actores, Peter Dinklage esteve sempre muito bem, a fazer tudo pela sua personagem e oferecer-nos um Tyrion perfeito. Ele TEM de ganhar algum prémio.

Melhor atriz
Maisie Williams. Pela enorme qualidade que demonstra em tão tenra idade, numa personagem tão exigente.

Ator mais giro
Nikolaj Coster-Waldau. O Jaime é uma das minhas personagens preferidos e, apesar de não ser exatamente como descrito no livro, Nicolaj agarrou a personagem de forma memorável. Plus, é giro, giro!

Atriz mais gira
A Emilia Clarke. Tem uns olhos doces e um rosto, no seu todo, muito bonito. Acho-a muito cativante!

Personagem mais parecida com o que imaginei
Arya Stark. A Maisie Williams é a Arya Stark, ponto final. Grande interpretação de uma pequena actriz a quem auguro tudo de bom.

Personagem menos parecida com o que imaginei
Esta é difícil. Estive indecisa entre a Cersei e o Jon, mas o meu voto tem de ir para a Cersei, que na série distancia-se imenso da personagem do livro, tanto a nível físico como a nível psicológico. Aqui, optaram por fazê-la mais humana, menos detestável (apesar de continuar a ser bastante). Cersei é, talvez, das personagens mais extremas criadas por George R.R. Martin, no sentido em que é intrinsecamente má, e na série optaram por fazê-la mais cinzenta, menos a preto e branco. Acho que não gosto muito da alteração.

Personagem que mais ganhou com a adaptação televisiva
Robb Stark. No livro, sofre bastante por nunca ter capítulos próprios e ser (quase) sempre visto pelos olhos da mãe. Na série, revela-se uma personagem forte e carismática, apoiada pelo excelente desempenho de Richard Madden.
Menção honrosa: Bronn



Pior peruca (impossível fazer categoria para melhor peruca)


Momento mais propício a pesadelos (estive indecisa entre esta cena e a do Hodor sem roupa)



Personagem com maior probabilidade de comer insectos inadvertidamente (isto é, se sobreviverem ao frio da Muralha)


Têm ideias para mais categorias? Deixem-nas nos comentários :)

Categories:

23 Responses so far.

  1. A-DO-REI!!!!

    Concordo com todas as tuas escolhas e fartei-me de rir no final!!!!

    Se calhar deviam amarrar os queixos ao Kit com um lenço, como se tivesse papeira, LOL!

  2. Ah, esqueci-me de mencionar uma coisa:

    O Nikolaj é SMOKING HOT!!!!

  3. Célia says:

    E ainda faltou colocar na montagem a cara dele quando fala com o Jaime logo num dos primeiros episódios :D
    É daquelas coisas que, uma vez que reparas, já não consegues deixar de reparar!

    Obrigada por teres gostado :)

  4. PAPAPA says:

    Ainda não vi a série toda, por isso não vou dizer nenhuma categoria nova, mas esta lista de categorias está muito fixe.
    É muito agradável ver uma pessoa dedicar-se assim a um projecto como este.
    Espero que continues e como a série já acabou, por agora, talvez possas falar sobre os livros mesmo ou então fica para o forum que especificaste aqui há dias.

  5. Célia says:

    PAPAPA, obrigada pelo simpático comentário :)

    Apesar do principal foco do blogue ser a série, não posso deixar de falar sobre os livros e, se tiver algum tempo e vontade, conto fazer alguns textos dedicados à série ;)

  6. Fiona says:

    Ri-me imenso com a do actor mais propicio a engolir insectos xD Realmente tá muito bem pensado, e a das perucas, que ela tem umas que valha me deus.

    Agora quanto a personagem menos parecida realmente, estava indecisa entre os dois, mas eu iria mais para o Jon, mas pelas mesmas razões que apontas-te para a Cersei. Imaginava o Jon de outra forma, mas estou bastante contente da forma como a personagem está a crescer na série se bem que demonstram bem a grande ligação que ele tem com o Phantom, e eles tão a falhar bué nisso porque nos momentos em que os lobos tem que entrar lá aparece miraculosamente, senão de resto nem ve-los. Entendo que possa ser dificil ter os animais lá, mas é mais importante para mim que alguns adereços que as personagens possam ter.
    Uma categoria que acho que falta é os locais melhor representados. Para mim acho que foi o Ninho de Águia. Estava exactamente como o imaginava. :)

  7. Célia says:

    Fiona, sem dúvida que essa também teria sido uma boa categoria e gosto da tua escolha. Acho que o Ninho de Águia estava ainda mais impressionante que a sala do Trono de Ferro. ;)

  8. Epah, tenho que te dar os parabéns, acima de tudo, pela imaginação!
    Mesmo já tendo acabado a série, consegues manter este espaço sempre com alguma coisa para nos entreter :)
    O post dos marretas já tinha sido porreiro, mas desencantar categorias... eheh :)

    Concordo contigo em quase tudo mas como sou fã incondicional do Tyrion, tenho que colocar a cena com Joffrey no meu topo :)

    Também em relação a Cersei, acho que a série suavizou bastante a personagem. Nos livros ela consegue ser pior que má! :)

    Aproveitando a dica da Fiona, para mim, na categoria dos Locais mais bem representados, fica no topo "As Gémeas"! A travessia do Ramo Verde ligada por aquelas duas torres foi muito bem conseguida. Tal e qual imaginei durante a leitura.

  9. Célia says:

    Rodrigo, obrigada! :)
    Em relação às Gémeas, considero que em termos de grandes planos de locais, esse foi mesmo o mais bem conseguido.

  10. Alice says:

    ah, ah, ah :D Adorei. E no final ainda me ri com esta dos insectos.
    Concordo plenamente com a tua análise da Cersei, ela ganha com a adaptação. Não a imaginava nada assim, o Joffrey também está um bocadinho (mas só um bocadinho) beneficiado de mais para o meu gosto.

    Quanto às cenas desnecessárias... aquela cena gay do Loras e do Renly não fazia faltinha nenhuma. Nos livros a ideia fica no ar e só muito mais adiante é que a coisa se confirma. A nudez e o sexo têm um uso algo excessivo (e eu não sou nada púdica com essas coisas), em certas ocasiões achei despropositado.

    Quanto aos cenários... acho que relativamente ao que mais se assemelha ao que imaginava enquanto a leitura dos livros, há um empate entre o Ninho de Águia e as Gémeas. Já a paisagem mais decepcionante é o mar dothraki (sinceramente, a ilha de gozo não tem nada que ver com a descrição feita nos livros).

  11. Oi!! Estou adorando o blog, achei muito informativo e está muito legal!!! Adorei os topicos e concordo com todos eles!!!
    Como eu sou do Brasil, tem algumas palavras que eu não entendi muito bem, por isto não sei dizer se há um tópico escolhendo o "actor" mais bonito ou a "actriz" mais bonita... Então, gostaria de sugerir esta categoria...
    Bem, o meu voto vai para o Richard Madden como mais lindo e para Sophie Turner (apesar de não gostar dela)
    Obrigada!!! Acompanho sempre o blog!!!

  12. Célia says:

    Alice, ainda bem que gostaste ;) Concordo contigo em tudo o que dizes!

    Gabi, os atores que acho mais bonitos estão na categoria "Ator mais giro" e "Atriz mais gira". Giro/a não é bem a mesma coisa que bonito, acho que corresponde mais ao que vocês por aí chamam de "gato". Mas acho que dá para entender. Obrigada pela visita ;)

  13. Lu says:

    Parabéns pelo site, fico muito contente por o ter encontrado =D.
    Eu não sei se isto possa ser considerada uma categoria ou algo do género mas quando vejo o Jaime Lannister lembro-me sempre do príncipe encantado do Shrek lol.

  14. Célia says:

    LOL, sem dúvida que o Jaime ganharia na categoria "Personagem mais parecida com um desenho animado" :D

  15. Catarina says:

    ahahah ri-me imenso, obrigada!! "Personagem com maior probabilidade de comer insectos inadvertidamente"--> Muito bom.

  16. aliena says:

    Muito bom este blog! Concordo com estas categorias, principalmente com a última (!) se ele não toma cuidado ainda fica com a língua congelada (!!!). Acrescentaria apenas:
    Melhor diálogo: entre Baelish e Varys;
    Cena mais bem disposta: Tyrion a urinar na muralha;
    Cena que não existiu mas devia: captura mais detalhada de Jaime;
    Cena mais violenta e espectacular: Khal Drogo a arrancar a traqueia do seu irmão de sangue com as mãos;
    Cena mais "WTF"???: assassínio de Ned;
    Cena mais paralisante: o renascer das cinzas de Dany e os seus dragões-bebés;
    Personagem mais irritante (mas muito bem interpretada): irmão de Dany, Viserys;
    Personagem mais desenxabida: Catelyn (no entanto, sem desmérito para a actriz);
    Personagem mais cativante: O Anão, O Duende, o Tyrion Lannister...;
    Melhor música da Banda Sonora: Fire and Blood.

  17. Célia says:

    Catarina, fico contente que tenhas gostado :)

    aliena, obrigada pela contribuição!
    Concordo que as duas cenas entre o Littlefinger e o Varys tiveram dos melhores diálogos da série, excelentes mesmo.
    E acho graça à "Personagem mais desenxabida", para além de concordar :) Mas mesmo nos livros a Catelyn já é uma personagem da qual não sou propriamente fã.

  18. Filipinho says:

    Excelente "Best of"; tenho de concordar particularmente com as escolhas para melhor actor e melhor actriz, sem dúvida. «Game of Thrones» poderá eventualmente ganhar alguns prémios, é certo, mas se no caso de haver alguma distinção individual para um dos actores, será para Peter Dinklage, que não haja ilusões. Se houvesse categoria "erro de casting", seria para mim o Kit Harrington, como já antes disse; pode haver quem diga que a personagem até está a evoluir, mas não sei, aquele não é o Jon Snow dos livros, se é que me faço entender. Cenas desnecessárias, sem dúvida a do Renly e do Loras, e todas as da famigerada Ros - que é também a personagem desnecessária, claro.

  19. Barroca says:

    Um best-of muito bom! ;)

    Pessoalmente, o Jon não é nada daquilo que imaginei, NADA MESMO (e continuo a franzir o nariz quando aparece o actor), já o Varys e a Arya foram na mouche!

    O Tyrion é a minha personagem favorita e está soberbamente interpretado. O knight of flowers apareceu pouquíssimo, infelizmente.

    Estou ansiosa por ver o stannis,a brienne e os unsullied.

    O novo livro do Martin sai daqui a uns dias mas o e-book está mais caro que o formato em papel... ^^

  20. mariana says:

    hhahaha o actor que interpreta jon está sempre com a boca aberta.Só penso fecha a boca homem!
    Está MUITO diferente do Jon na minha cabeça.Fisicamente pelo menos.Ele e cercei.
    Tyrion,Arya,Varys,mindinho e JAIME estão espectaculares no seu papel.
    O actor que interpreta jaime não é um pão é uma padaria inteira, e ainda há gente a criticar o seu nariz, mas que lol.
    Cenas desnecessárias: sem duvida as rameiras de mindinho....
    daenerys acabou por superar as minhas espectativas, no episodio final esteve impecável.game of thones deu-me a conhecer grandes actores.
    A cena que da pesadelos: Hodor nu hahah.Brincadeira. A marmelada de jaime com cersei choca mais sensiveis e ortodoxos! no livro chocou-me porque eu tenho um irmao e é nojento e incompreensivel.
    A banda sonora custou a entrar mas entrou e agora adoro.Ouvi-a toda enquanto lia o Mar de ferro.
    As minhas faixas preferidas são:
    - Finale ( linda,linda, linda!)
    -main title ( acabei por a achar boa para a introdução da serie)
    -The King's Arrival(medieval até mais não)
    -You'll Be Queen One Day ( Tão pura,suave... adorei-a logo que a ouvi na serie.Acho que é uma cena de sansa nao tenho a certeza)

    Parabens por este excelente blog,sempre actualizado. muito bom mesmo

  21. Filipinho says:

    Ah sim, esqueci-me da banda sonora :P! Da autoria de Ramin Djawadi, foi muito bem conseguida, na minha opinião, dando mais "consistência" à série. Parece-me que ela é o que uma banda sonora deve ser: tem 2 ou 3 temas mais destacados, mas é discreta, no sentido de a música até poder nem se notar, mas se se visualizassem as cenas sem ela estar "em fundo", sentiríamos a sua falta. As minhas faixas preferidas:
    - «Main title» (tema de abertura da série, "ambienta-nos" logo para a intriga),
    - «Game of Thrones» (variante mais pequena do anterior, tocava no final de alguns episódios. "Feeling" épico)
    - «The King's arrival» (Robert e o séquito chegam a Winterfell. Soberbo)
    - «The Kingsroad» - é difícil dizer, mas talvez seja a minha favorita. Ouve-se na totalidade no 2º episódio, desde a partida "de toda a gente" de Winterfell, até à despedida e separação de Eddard e Jon. Pode passar despercebido, mas este tema foi muito bem composto, dá uma dimensão ao mesmo tempo épica e pessoal à acção.

  22. Sara says:

    "impossível fazer categoria para melhor peruca", verdade!!
    Acho o Sean Bean um cara charmoso, mas aquela peruca o envelheceu muito!
    E tens razão, aquela cena do Mindinho o diálogo até que é interessante, mas não precisava fazer tudo aquilo HBO!!! Seus tarados ¬¬

  23. Joana says:

    Fartei-me de rir com a do Jon Snow a comer moscas. Concordo com quase todas as categorias, mas tenho de discordar com a do mais bonito. Apesar do Jamie "Príncipe encantado do Shrek" ser bonito, prefiro o Robb Stark ou o Jon Snow.
    Penso que a maioria das personagens ganhou bastante com a adaptação ao ecrã. As minhas favoritas na série são Tyrion Lannister, Jon Snow, Ned Stark, Arya Stark, Danaerys Targaryen, Robb Stark e Catelyn Stark (eu devo ser das poucas que gosta da Catelyn).

Leave a Reply

Partilhar