Episódio 1x10 - Fire and Blood (opinião)


E eis-nos chegados ao último episódio da série. Dois meses e meio que passaram num instantinho. A grande expetativa para este episódio era mesmo a cena final, do nascimento dos dragões. Confesso que tinha algum receio que os dragões CGI não estivessem à altura, mas estes revelaram-se, felizmente, infundados. E adorei a Emilia Clarke em toda a cena de preparação da pira, bem como depois, pelo seu ar frágil e poderoso, ao mesmo tempo. Penso que, no final de contas, ela está a ser uma Dany excelente.

Depois do trágico final da semana passada, este episódio foi um pouco o apanhar dos pedaços e o lançamento dos acontecimentos que iremos poder ver na próxima temporada. A maior parte das linhas de enredo ficaram em suspenso e, por isso, o espetador fica ansioso para saber o que se seguirá: o que irá acontecer na viagem de Arya para o norte? Será que Sansa terá mesmo de casar com Joffrey? E Robb, será coroado Rei do Norte? Quanto a Jon, que futuro e aventuras o reservam para lá da Muralha? Como evoluirá a guerra pelo Trono de Ferro, e o que irá Dany fazer com os seus dragões? Como se dará Tyrion como Mão do Rei? Todas estas questões serão respondidas na segunda temporada!

É importante notar que há acontecimentos neste episódio que só decorrem no segundo livro original, A Clash of Kings (ACoK). O mais notório é a conversa entre Catelyn e Jaime, única cena com a participação de Jaime em ACoK. Os produtores decidiram colocá-la ainda na primeira temporada e incluir na segunda alguns acontecimentos que respeitam ao terceiro livro. Também a partida da Patrulha da Noite para o norte da Muralha só acontece efetivamente no 2.º livro, apesar de no 1.º já existir essa intenção.

O episódio em si considerei bom, apesar de algumas coisas que não gostei particularmente. Começo pela cena da Ros com o Pycelle. A sério, a Ros deve estar a bater algum recorde de número de cenas em que aparece nua no menor espaço de tempo... mas nem é por isso. É que, mais uma vez, utilizaram uma cena de sexo (bem, neste caso pós-sexo) para info-dump, de uma forma forçada. A única coisa que se aproveita da cena é mesmo o facto de percebermos que Pycelle não é tão frágil como tinha dado a entender.

Algo que me deixou um pouco desiludida foi a cena em que os companheiros de Robb o proclamam como Rei do Norte. Esperava algo mais épico e penso que ter aparecido muito no início do episódio também não ajudou.

Gostei das cenas na Muralha, em especial a parte em que os amigos de Jon vão atrás dele e declamam o juramento da Patrulha da Noite. Muito bem conseguido. Outra cena que gostei bastante foi aquela em que Joffrey leva Sansa para ver a cabeça do pai... que inclui um pequeno momento que fez as delícias dos fãs de um determinado ship :) Para terminar, não posso deixar de referir uma das melhores cena do episódio: a troca de galhardetes entre Varys e Littlefinger, à semelhança de outra cena que vimos num episódio mais atrás. Espero que a segunda temporada traga mais disto!

Ah, e finalmente vimos o Shaggydog, lobo de Rickon (yay!).

Bem, termino esta opinião dizendo que em breve publicarei um texto com as minhas impressões gerais sobre a série e também já tenho quase terminado um post com o melhor e o pior da série. Stay in touch!

8/10

Categories: ,

11 Responses so far.

  1. Eduardo says:

    Obrigado. Estou sentindo falta do Série Vs Livro. Mostrando o que na série não existe no livro. Pois o do livro você adiantou

  2. Célia says:

    Eduardo, não fiz essa comparação exaustiva nos 2 últimos episódios porque é uma coisa que me leva MUITO tempo, para além do que já gasto. Faço isto por gosto, mas não posso abdicar ainda mais do meu tempo ;)

  3. Moggo says:

    Não sei se concordo com a tua opinião de a cena em que Robb é proclamado rei não ser épica o suficiente. Pela minha parte, fiquei o tempo inteiro de olhos colados ao ecrã, e a banda sonora ajudou.
    Também li não sei onde que a personagem da Ros foi criada especificamente para facilitar infodumpagem, pelo que os teus sentimentos em relação a ela não são de admirar.

    Estou a considerar pegar no segundo livro mal acabe o primeiro (que abri ontem), pois nem pensar que espero meses para saber o que acontece a seguir.

    Moggo

  4. Estes devem ter sido os 2 meses e meio mais rápidos que já presenciei :). Ainda ontem começou e agora só em 2012!?!? Não é justo :(

    Este foi, efectivamente, um episódio típico de encerramento de season e preparação da próxima ... Apesar de alguns acontecimentos (como bem referes) só acontecerem no 2º livro, foram muito bem inseridos aqui para deixar o espectador na expectativa do que irá acontecer. O resumo que fazes com as questões que ficam no ar é precisamente "aquilo" que me prendeu na altura quando li os livros. E agora? Que irá acontecer?
    Acredito que muitos leitores vão partir para a leitura do 2º livro (ou do 3º e 4º volumes na versão PT) para descobrir o que vai acontecer :)

    No geral, gostei bastante do episódio mas destaco claramente dois pontos, um pela positiva e outro pela negativa. O negativo vai claramente para Ros! Que raio de personagem que só serve para mostrar as mamas enquanto os outros falam!!! Como dizia o outro, não havia necessidadezzz ...
    O positivo, e colocado bem lá nos píncaros vai para o grande finale, a cena de Danny com os dragões. Excelente! Mais uma vez reforço, a Emilia Clarke está-me a proporcionar uma perspectiva de Danny que não consegui ter nem à qual me consegui agarrar quando li os livros.

  5. Pedro says:

    Os produtores e argumentistas da série já vieram dizer que vão incluir cenas do Jaime do Storm of Swords (3º livro na versão inglesa) para a 2ª temporada e também mais Robb.

    Achei curioso o pormenor do Jaqen H'ghar estar com a cara tapada pelo capucho. Ainda vai alimentar mais teorias que aquele é o Syrio Forel

  6. not_you says:

    Pedor, o que eu pensei sobre o Jaqen H'gar estar com a cara tapada foi que ainda não tinham encontrado um actor para essa personagem. Visto que ele só começa a ser proeminente mais tarde, seria mais fácil por um extra com a cara tapada durante 2 segundos.

    Também achei que a cena do Robb aconteceu um bocado cedo de mais no episódio. Se tivessem posto mais tarde, de certeza que teria mais impacto.

    Estava a espera que a cena entre o Jaime e a Catelyn fosse mais comprida, mas ainda bem que não foi. Provavelmente vão fazer o "resto" da cena na próxima temporada, já depois da Catelyn saber certos factos, etc.

    Adorei a música dos dragões na cena final, só fiquei um bocado desapontada por não terem incluído outras coisas que aconteceram enquanto a Dany fazia o discurso antes de ir para o fogo.
    Os dragões estão muito bem conseguidos, apesar da coitada da Emilia mal se poder mexer xD

    Mal posso esperar para ler o resto dos livros e ter o soundtrack, porque a série tem músicas muito boas.

  7. Filipinho says:

    De facto, a Ros começa a chatear, e vários fãs já manifestam essa opinião. Reparem que essa personagem não existe sequer nos livros! Talvez ela represente um dos "passarinhos" que o Varys diz ter até no Norte, mas mesmo se for isso, eu penso que é uma cunha que a actriz tem, claro, como sucede em tantos e tantos casos. Quando ela aparece a primeira vez, no primeiro episódio, até é aceitável: apresentava o Tyrion. Mesmo a primeira cena com o Theon Greyjoy, serviu para contextualizar um bocado mais o Theon, o que é que ele anda a fazer em Winterfell, porque raio está ali. As cenas seguintes (partida para King's Landing, depois no bordel do Littlefinger, e agora) são totalmente desnecessárias. Se a intenção era fazer dela um meio para se ter na série algum "infodump", não funciona, porque é inverosímil em relação ao que já se conhece das outras personagens. Por exemplo, o Littlefinger (logo O Littlefinger) alguma vez ia partilhar coisas do seu passado e ambições presentes com uma das suas prostitutas, para mais recém-chegada?? Mas o pior para mim, não é isto. O pior é que está a relegar completamente para um plano inferior a parte do enredo com a Shae, que fica, ela sim, um bocado fora de contexto e a aparecer como um extra, e não devia ser de todo assim. E o "pior ao quadrado" é que GRRM disse que vai incluir a Ros nos livros subsequentes, devido à série - acho que é a primeira vez que a adaptação influencia a obra original, quando devia ser ao contrário. E disto, não gosto mesmo nada, é realmente uma desilusão, o que é pena, no meio de um universo - livros e série - tão rico. Just my 2 cents. :-)

  8. Célia says:

    Filipinho, não podia concordar mais contigo...

  9. Matos says:

    Ola a todos e em especial à autora do blogue.
    Tenho seguido este blogue há várias semanas e resistindo a ler só depois de ver os episódios :)

    Parabéns a quem o escreve. Bons resumos, opiniões muito condizentes com a opinião de quem ainda não leu os livros e a juntar a isto um ambiente gráfico agradável :)

    Devo dizer que estou "coladão" à série. Faz o meu género de história e tem a vantagem do passo seguinte ser sempre imprevisível para o espectador/leitor.

    Os 2 últimos episódios foram de facto muito emotivos e deixam a "salivar" por mais.

    Já agora podem indicar onde posso comprar os livros em PT ou EN e qual a ordem?? Não sei se consigo esperar 1 ano :)
    Além disso parece-me a melhor solução para retomar o gosto pela leitura :)

  10. Célia says:

    Olá Matos!
    Em primeiro lugar agradeço pela parte que me toca :)

    Quanto aos livro, podes ver mais informações neste post: As Crónicas de Gelo e Fogo.
    Se optares pela versão portuguesa, atenção que os volumes originais estão divididos em 2, o que torna as coisas um pouco mais caras. Mas posso garantir que as edições e a tradução são de boa qualidade. Podes adquiri-los facilmente em livrarias físicas ou online, mas recomendo que o faças através do site da editora (no link que deixei tens ligações à página da editora), uma vez que não só tens 10% de desconto nos livros e não se paga portes, como a cada 2 livros comprados tens direito a 1 de oferta de um lista pré-escolhida onde normalmente estão volumes desta saga.

    Caso optes por ler em inglês, recomendo o Book Depository, que também não cobra portes. Existem alguns packs que incluem os 4 livros que já foram lançados e que ficam bastante em conta.

    Espero ter ajudado!

  11. Matos says:

    Many thanks ;)

    Não sei como me escapou esse post :o

Leave a Reply

Partilhar