Episódio 1x09 - Baelor (opinião)

[nota prévia: esta semana não vou fazer a habitual comparação livro vs. série por falta de tempo, mas posso afirmar que as alterações foram, como de costume, bastante poucas]

Custa-me escrever a minha opinião sobre este episódio. Aconteceram várias coisas, mas tudo parece ofuscado pela tragédia dos minutos finais. Sim, eu já sabia que o Ned ia morrer; sim, eu já sabia que ia ser neste episódio - ainda assim, foi muito doloroso assistir, por toda a envolvência da cena e a presença da pequena Arya, e fiquei em lágrimas quando o episódio terminou. Já tinha ficado assim quando li o livro pela primeira vez, e quando o reli o sentimento foi igual. Ver esta cena passar para a televisão não melhorou as coisas, pelo contrário.

Queria dizer que, apesar do choque, julgo que este foi o momento que me fez apaixonar definitivamente por esta história. A dor, que chega quase a ser física, pelo trágico destino de uma personagem que julgávamos inatacável, foi o que me fez perceber o quanto me importava com o que estava a ler e com o que ia acontecer dali para a frente. Claro que fiquei chateada com o autor, mas mais tarde percebi que aquela história não é sobre o Ned e ali, como na vida real, os finais felizes nem sempre acontecem. E quando dei por mim em lágrimas após o final deste episódio, percebi que, apesar de todas as diferenças entre livro e série, a adaptação foi - e está a ser - bem feita.

Excelente também - não me canso de dizer - é a Maisie Williams. Incrível a densidade e profundidade emocional que confere à sua personagem e inesquecível aquele momento final em que, agarrada a Yoren, olha para um bando de pássaros no céu. 

Acho que já tinha dito isto por aqui: o Sean Bean não é o meu Ned, mas é um excelente Ned. Penso que na série, por não conhecermos os pensamentos da personagem, acabamos por achar que suas decisões e opções são pouco inteligentes e muito ingénuas. Acho que o Ned da série transparece mais a ingenuidade que a honradez, embora esta última estivesse presente e fosse o principal motivo para a primeira. Contudo, Sean Bean é um excelente ator e esteve muito bem no papel. Gostei, em especial, das cenas que ele teve com a Maisie Williams.

Contudo, apesar do pico emocional no final, não penso que tenha sido um episódio perfeito. Em primeiro lugar, as cenas de batalha deixaram a desejar. Ou melhor, as praticamente inexistentes cenas de batalha. Penso que isso se terá devido a restrições de orçamento, o que é compreensível até certo ponto. No entanto, fala-se de hostes de 20.000 ou mais homens, de batalhas com milhares de soldados e a única coisa que vemos são tendas e alguns homens no chão no final. A cena da captura de Jaime também peca por não ter mostrado como conseguiram apanhar um homem tão famoso. Estas minhas queixas podem ser estendidas a toda a série, de um modo geral. Nas ocasiões em que deveria ter sido mostrada a grandeza de exércitos - lembro-me dos Dothraki, por exemplo - as coisas pareceram não ter a merecida escala. Mas também quero deixar claro que esta é uma queixa secundária.

De resto, penso que o episódio fluiu bem: as cenas na Muralha decorreram como no livro, e continuo a achar o Jon pouco reactivo. Está frequentemente com aquele ar ingénuo, de surpresa - já brinco a dizer que ele, literalmente, não consegue deixar de ter a boca aberta :D 

Peter Dinklage continua muito bem no papel de Tyrion e as suas cenas foram interessantes, apesar de ter achado que a cena em que conta a história de Tisha se prolongou por demasiado tempo e cortou um pouco o ritmo do episódio.

Bem, e posto isto, já só falta um episódio antes de termos de esperar quase um ano até começar a segunda temporada. Tem sido uma bela viagem, não tem?

9/10

Categories: ,

16 Responses so far.

  1. Pedro says:

    Eu também já li o 1º livro (estou agora a acabar o 2º clash of Kings) apesar de já saber do desfecho, também fiquei =O quando vi a cena.Estava muito curioso qual seria a reacção das pessoas que nunca leram os livros, felizmente não fiquei desapontado =D

    http://www.youtube.com/watch?v=owf6D2vfZqM&feature=relmfu

    Tem sido uma excelente viagem, podemos questionar que esqueceram-se desta e daquela cena, mas acho que adaptação pa tv mais fiel que esta é impossível. Pena estar próximo o fim, e mais penoso será esperar até à 2ª temporada, mas pronto, ao menos o pessoal irá entreter-se com as noticias do casting para a nova temporada e afins =)

  2. Célia says:

    Ah, os vídeos do Larry! Já tinha visto alguns e é curiosa a reacção dele. Felizmente, parece que vai continuar a ver a série :) Acho que se as pessoas ficam chateadas ao ponto de considerarem não continuar a ver é porque já estão agarradas à história ;)

    E sim, também estou a contar com as novidades do casting e outras que tais ;)

  3. Eu não li o livro e estou a seguir a série com grande entusiasmo. A morte de Ned deixou-me chocado. Algo me diz que não ficaremos por aqui....

  4. not_you says:

    Não tem anda a ver com o episódio, mas sabes se há algum fórum português de Portugal sobre a série?
    Eu estou registada no fórum do Westeros, mas não gosto muito do facto de não haver muita discussão, especialmente para quem ainda está a ler a série.

  5. Célia says:

    not_you, que eu tenha conhecimento não existe nenhum fórum em português de Portugal sobre a série...

  6. Excelente episódio, mais uma vez.

    E mais uma vez o Kit Harington me deixa com um amargo de boca e o Richard Madden sobressai...

  7. Daniel says:

    9/10 é uma nota justa. Como dizes, o que faltou principalmente (durante a série toda) foram cenas de batalha aberta. Esperava que este episódio compensasse.. Pelo que me recordo do livro, o Tyrion ainda participa na batalha, e gostava de ter visto isso.
    Por outro lado o embate entre Ser Jorah e o dothraki foi muito bom.
    Bom, na segunda temporada não escapam, tenho grandes expectativas para o episódio que o Martin está a escrever.
    De resto tudo óptimo, Arya promete bastante, bem como toda a trupe à volta do Robb.

    Ah outro ponto positivo, as Twins e Lord Walder encaixaram perfeitamente na ideia que tinha na minha cabeça.

  8. O Chibo says:

    Só acho pena ter sido spoilado por mim mesmo (fui ao wikipedia) e saber como iria acabar este episodio, acho q se não fosse isso iria gostar mais desde episodio, no entanto acho dos 9 episodios já exibidos o pior.
    Se calhar foi mesmo por 8 episodio ter sido uma grande maravilha, se calhar tenho que rever com mais atenção .

  9. not_you says:

    Eu também gostava de ter visto a primeira batalha do Tyrion. Da forma como aconteceu parece que tentaram por humor numa situação séria. Esta batalha ajuda no desenvolvimento da personagem e tiraram-lhe isso. Não gostei.

    Quanto à batalha nas Whispering Woods, não estava à espera de muito mais que aquilo que foi mostrado. No livro vemos essa batalha pelo POV da Catelyn e como ela não está lá no meio não há muito para mostrar. Mas podiam ter mostrado um bocado mais.

    Depois de terem cortado ambas as batalhas, espero bem que estejam a poupar dinheiro para a batalha de Blackwater, porque essa é que vai ser épica =D

    Obrigada Célia. Se eu não estivesse tão envolvida noutros sites e vida real, até começava um fórum desses =P

  10. Célia says:

    De nada! Eu própria também o poderia fazer, mas o blogue já me dá suficiente trabalho e não tenho nem disponibilidade nem paciência :)

  11. Foi esta cena do Ned que me fez "agarrar" definitivamente a esta obra. Trata-se de um momento de "realidade" tocante, nada ´´e o que parece, nao ha que esperar finais felizes e etcs do genero. Por mim, o que menos gosto na serie como nos livros ´´e tudo o que envolve a Daenerys, excepto o fantastico Jorah Mormont. Quanto as batalhas, ja se sabia que as coisas nao podiam ser lineares, ´´e muito diferente o papel e a imagem, e alem disso acho perfeito o olhar que os realizadores tem da "coisa", gosto do aspecto rudimentar, da dureza, de tudo. Confesso que tenho um certo receio que tentem levar a personagem do Tyrion para uma dimensao mais comica que ironica, mas estou a adorar de qualquer das maneiras. O Jon...um bocadinho sensaborao, se calhar o rapazinho que faz de Robb dava um melhor Jon...opinioes, claro.

  12. Filipinho says:

    Olá Célia, primeiro deixa-me dizer que tenho acompanhado este blogue nos últimos tempos, ainda que só hoje tenha combatido a preguiça de postar. Dou-te os parabéns, vê-se que literalmente adoras o mundo de Westeros e a tua dedicação nestas semanas tem sido admirável. Os "meus 2 cêntimos", como se costuma dizer, sobre este episódio, seguem (como tem sido a norma) também a tua opinião. Julgo, como já foi dito, que é uma pena não termos tido mais acção bélica dos campos de batalha onde os Starks defrontaram os Lannisters, porque, enfim, juntamente com a batalha do Blackwater (espero que esta vá ser devidamente apresentada), são eventos centrais na Guerra dos 5 Reis, mas pronto... de modo geral, acho (melhor, tenho a certeza) que esta série é a melhor adaptação televisiva que vi, e está para mim entre as melhores adaptações, de modo geral, de uma obra literária (cinema incluído). Volta e meia vejo a página da série no facebook, e não pude evitar de rir com a quantidade de pessoas que diziam que iam deixar de ver a série, que a morte do Ned era uma tragédia terrível, etc. Julgo que George Martin é mais "cru" do que muitos, muitos autores, e talvez as pessoas (que não conhecem a obra dele) fiquem chocadas: é a tal coisa, fomos habituados a que os bonzinhos ganhem, mas a vida não é assim, como sabemos. Acho que se George R.R. Martin fosse o autor de "O Senhor dos Anéis", Frodo Baggins teria morrido nos primeiros tempos da acção. Quanto ao resto, também espero que não caiam na tentação de fazer do Tyrion uma espécie de bobo; não conhecia o actor (Peter Dinklage), para mim é a revelação da série. E também eu penso que o Jon é muito fraquinho. O actor que protagoniza o Robb Stark seria muito melhor; o Jon é um líder, e tem uma dimensão de grande profundidade, não pode ser um basbaque. Sobretudo se ele for quem eu, e muitos milhares de leitores, pensamos que ele é ;) Uma vez mais, parabéns pelo blogue fabuloso.

  13. Sara says:

    Eu ainda não terminei de ler o livro, mas sabia qual era o final (infelizmente me contaram, acho que por isso que resolvi assistir a série); ainda assim, achei a última cena emocionante.

    A agonia na fala do Ned (Sean) resume em tudo o que ele estava fazendo, o sacríficio.. Claro que tudo isso fica ainda mais claro para os leitores do livro (inclusive aqueles que como eu ainda não passaram da metade).

    Esperava mais da Arya (Masie) nesse episódio, mas ainda assim entendo sua reação. Isso não diminui em nada como ela tem sido a revelação da série. Inclusive, sentirei muita falta das cenas dela com o Sean.

    Bom, esses são meus pequenos comentários escritos às pressas. Parabéns pelo blog, foi o melhor site de GOT que encontrei até agora :D

  14. Célia says:

    Filipinho e Sara, obrigada pelas vossas simpáticas palavras :)

  15. Acerca da morte de Ned, tenho exactamente a mesma opinião que a "meldevespas". Acho que foi, talvez, o momento mais marcante e que me agarrou definitivamente aos livros.
    Depois de ler os dois primeiros volumes uma pessoa fica a pensar duas vezes sobre o que irá ou não acontecer ... e o problema é que (quase) nunca acontece como nós (leitores) esperaríamos que acontecesse ... e isso é que acaba por dar mais um bocadinho de sal e pimenta "à coisa" :)

    Em relação ao episódio, foi uma pena não termos visto mais acção nas batalhas ou melhor dizendo, não termos vistos "mesmo" as ditas ... acho que a captura de Jaime mereceria mais detalhe e mais atenção ou não fosse ele um dos cavaleiros mais temidos dos sete reinos ...
    Tyrion mais uma vez no seu melhor :D, fartei-me de rir sozinho à conta do seu espezinhamento pelos selvagens ...
    As Twins estavam tal e qual as imaginei nas leituras, fantásticas. E o Lorde Frey também ... especialmente quando ele manda sair toda a "carrada" de filhos e filhas :)
    No geral, achei um bom episódio ... se tivesse tido as cenas das batalhas, daria com toda a certeza para atingir nota máxima :)

  16. Sara says:

    Revi ontem o episódio, retiro o que disse sobre a Arya (Maisie). Ela atuou muito bem, no meu nervosismo não tinha prestado muita atenção nela

Leave a Reply

Partilhar