Sandor Clegane


Sandor Clegane é um membro da Casa Clegane. É o irmão mais novo do seu actual chefe, Ser Gregor Clegane. Tem a alcunha "The Hound" (Cão de Caça, na tradução portuguesa), em parte porque o brasão da sua família contém três cães, e em parte devido à sua natureza selvagem e obediência incondicional para com os seus senhores. É considerado um dos lutadores mais perigosos de Westeros, apesar se embebedar frequentemente até cair para o lado. Em criança, Sandor ficou com horríveis queimaduras faciais, quando Gregor empurrou o seu rosto para um braseiro. Por isso, detesta o fogo, o seu irmão, e a hipocrisia da nobreza em geral.

Sandor é um homem enorme e muito musculoso. O lado esquerdo da sua face está horrivelmente queimado. Tem um rosto magro, maçãs do rosto vincadas, olhos cinzentos e sobrancelhas carregadas. Tem longo cabelo negro que penteia para o lado queimado da sua cabeça, onde nenhum cabelo cresce. Não tem orelha esquerda, tem uma massa retorcida de cicatrizes em redor do olho esquerdo, até ao queixo, e o osso é visível onde a pele se queimou. Veste regularmente uma armadura simples e um elmo distintivo esculpido na forma da cabeça de um cão a rosnar.

No pequeno ecrã, será o actor escocês Rory McCann a interpretar esta personagem. Rory entrou em alguns filmes bastante conhecidos, como Clash of the Titans, Solomon Kane, Hot Fuzz ou Alexander.
Nos livros, esta é a minha 3.ª personagem preferida, atrás de Jon Snow e Jaime Lannister. Tal como este último, foi alguém que comecei por odiar, mas que foi ganhando a minha simpatia (não sei se simpatia será a palavra indicada...) à medida que a história foi avançando. Acho que é uma das melhores personagens da história, mas creio que será mais visível em futuras seasons. Na série, fizeram as cicatrizes do lado direito e não tão horríveis como são descritas no livro.

(texto parcialmente adaptado de A Wiki of Ice and Fire)

Categories:

5 Responses so far.

  1. Alice says:

    É bem verdade,esta é uma daquelas personagens que de inicio se odeia mas depois... bem, não é que goste muito muito dele mas, lentamente, a minha opinião acerca dele foi mudando muito.
    Também acho que as cicatrizes não são tão horrendas como as descritas no livro, se calhar o efeito visual não era fácil de conseguir e, a nível televisivo, podia marcar muito negativamente a personagem.
    Relativamente a esta familia tenho muita curiosidade acerca do modo como vão apresentar-nos Gregor. Afinal tenho a ideia de que é um homem enorme, uma besta (em vários sentidos :D ) e não deve ser muito fácil encontrar alguém que, mesmo muito bem caracterizado se encaixe na descrição que dele é feita no livro.

  2. Célia M. says:

    Bem, o actor que escolheram para Gregor tem as características físicas que a personagem exige. Tem mais de 2 metros e músculos que nunca mais acabam :D

    http://winter-is-coming.net/wp-content/uploads/2010/09/14.jpg

  3. Anónimo says:

    Sandor "Cão de Caça" Clegane se assemelha muito ao personagem da DC Comics Jonah Woodson Hex.

  4. Anónimo says:

    Sandor "Cão de Caça" Clegane se assemelha muito ao personagem da DC Comics Jonah Woodson Hex.

    Eddad "Ned" Stark, o lobo alfa morreu em Porto Real, apenas ser substituído por Sandor "Cão de Caça" Clegane como uma figura paternal e fraternal na alcateia dos lobos do Norte.

    Observações: A alcateia dos lobos do Norte é como me refiro a família Stark. Sandor Clegane foi um pai e irmão substituto para as irmãs Stark (Arya e Sansa) durante a sua dura jornada no Sul.

    As irmãs Stark (Ary e Sansa) certamente faz Sandor "Cão de Caça" Clegane se lembra de sua irmã mais nova que ele deixou sozinha na fortaleza dos Clegane quando ele saiu de casa para servir como mercenário à família Lannister no dia em que Gregor recebeu a sua herança após a morte do patriarca Clegane num acidente de caça. Mais tarde a caçula da família morreu sob circunstâncias estranhas.
    Há indícios ao longo dos livros que Sor Gregor "A Montanha que Cavalga" Clegane seja um assassino e estuprador em série. Nem imagino o tipo de violência moral, física e sexual que sofreu a irmã mais nova dos Clegane por parte de Gregor.
    O desprezo, a raiva e o ódio que Sandor sentem geralmente pelos Lannister deve se porque foi uma testemunha ocular ou deve ter ouvido os boatos do incidente envolvendo Tysha.

  5. Anónimo says:

    Sandor "Cão de Caça" Clegane pode ter sido baseado no guerreiro e herói irlandês Cú Chulainn da Mitologia Celta. Cú Chulain era um herói anti-socail conhecido por seu distorcido código de honra, seus espasmos de fúria (que transformam num ser monstruoso), era respeitado por sua ferocidade e selvageria em combate, bem como sua personalidade brutal. Cú Chulainn era conhecido pela alcunha de "O Cão de Culann".

    1º: http://es.wikipedia.org/wiki/C%C3%BAchulainn
    2º: http://en.wikipedia.org/wiki/C%C3%BA_Chulainn

Leave a Reply

Partilhar