Petyr Baelish (Mindinho/Littlefinger)


Lord Petyr Baelish, por vezes tratado por Littlefinger (Mindinho), é o Mestre da Moeda (ou tesoureiro) do Pequeno Conselho do Rei. É mestre na intriga da corte, e as suas capacidades são apenas equiparadas pela  sua ambição. Apesar de ser um senhor, as suas posses originais são possivelmente as mais pequenas dos Sete Reinos, situadas no mais pequeno dos Dedos. O seu avô era de Braavos, e adoptou o Titã de Braavos como seu símbolo. Poucos têm noção disto; Petyr usa, em vez disso, um mockinbird no seu escudo. 
É um homem bonito, meticulosamente elegante, mas também muito pequeno. Tem olhos cinzento-esverdeados, uma pequena barba pontiaguda no queixo e cabelo grisalho.

De acordo com informações não incluídas nos livros, Hoster Tully combateu na Guerra dos Ninepenny Kings, ficando amigo do pai de Petyr Baelish, o que levou a que Petyr fosse acolhido em Correrrio e criado juntamente com as crianças Tully - Catelyn, Lysa e Edmure -, seus superiores em termos sociais. Apaixonou-se por Catelyn, que por sua vez apenas gostava dele como irmão. Quando o noivado entre Catelyn e Brandon Stark foi anunciado, Petyr desafiou Brandon para um duelo pela sua mão. Brandon ganhou facilmente, mas poupou a vida de Baelish de acordo com os pedidos de Catelyn. Esta não voltou a falar com ele depois disso e queimou a única carta que Petyr lhe enviou após a morte de Brandon.

A alcunha Littlefinger (Mindinho) foi-lha dada por Edmure Tully, na altura em que era protegido dos Tullys.

Por outro lado, Lysa Tully estava apaixonada por Petyr. Meteu-se na cama dele uma noite enquanto estava bêbado e miserável; Petyr, em delírio, pode ter pensado que era Catelyn, e de facto chamou-lhe Catelyn nessa noite. Desde então, afirma ter tirado a virgindade às duas irmãs Tully. Mais tarde, Lysa engravidou de Petyr. Quando Hoster Tully descobriu, baniu Petyr de sua casa e Lysa bebeu chá da lua para abortar a gravidez.

A magia de Baelish com as finanças elevou-o à posição de Mestre da Moeda, apesar de Lysa o ter ajudado a conseguir o primeiro emprego na corte ao mencionar as suas capacidades ao marido Jon Arryn. A sua influência trouxe-lhe muitos aliados e contactos, incluindo a Guarda da Cidade de Porto Real. Com estes recursos como ponto de partida, Baelish utilizou uma série de mentiras e jogos duplos para alcançar a sua subida meteórica ao poder político.


Não conhecia o actor escolhido para este papel, Aidan Gillen, mas a verdade é que já tem um longo currículo na televisão, incluindo na conhecida série The Wire. Acho que o Mindinho é uma das melhores personagens desta história, completamente imprevisível, e mesmo depois de já ter lido tudo o que Martin publicou continuo sem saber o que ele vai fazer a seguir ou sequer o que pretende. Não posso dizer que gosto da personagem, apesar de achar que é fantástica. Gostei muito do que já vi deste actor nos trailers e tenho a sensação que a transposição da personagem para o pequeno ecrã vai ser bem conseguida.

(texto parcialmente adaptado de A Wiki of Ice and Fire)

One Response so far.

  1. Eu já conhecia o actor, acompanhei QaF e vi alguns filmes em que ele é o vilão pelo que, tal como uma fangirl louca, dei gritinhos quando soube, e mais tarde quando vi, que ele era o Mindinho. É daquelas personagens que adoramos odiar! :D

Leave a Reply

Partilhar