Daenerys Targaryen


Daenerys Targaryen, também conhecida como Daenerys Filha da Tormenta ou Dany, é filha do Rei Aerys e da sua esposa Rhaella, e tem cabelo prateado e olhos violeta. Com a maioria da sua família assassinada durante a Rebelião de Robert, a dinastia Targaryen ficou reduzida apenas a ela e ao seu irmão Viserys.

Daenerys foi concebida durante a rebelião liderada por Robert Baratheon (também conhecida como a Guerra do Usurpador), que levaria, em última instância, ao fim do reinado da sua família. Após o seu irmão mais velho, o príncipe herdeiro Rhaegar Targaryen, ter sido assassinado na Batalha do Tridente, a sua mãe e o irmão Viserys foram enviados para Pedra do Dragão, a sede ancestral da sua Casa, para ficarem em segurança. Pouco tempo depois, o seu pai foi assassinado no Saque de Porto Real.

Daenerys nasceu enquanto uma violenta tempestade assolava Pedra do Dragão, e por isso foi chamada de "Filha da Tormenta". A sua mãe faleceu na sequência do seu nascimento. Quando as tropas começaram a conspirar entregá-los aos rebeldes, Daenerys e Viserys foram levados clandestinamente para a Cidade Livre de Braavos por um cavaleiro lealista, Ser Willem Darry. Em Braavos, viveram numa casa com porta vermelha. Ser Willem estava velho e doente, mas tratou Daenerys com bondade. Após a sua morte, os criados levaram Daenerys e Viserys dessa casa. Daenerys chorou quando foram forçados a sair, e a casa com a porta vermelha tornou-se um símbolo da infância que ela nunca conheceu.

Viserys e Daenerys consideravam-se os governantes legítimos de Westeros: Viserys III, Rei dos Sete Reinos, e a sua herdeira presuntiva, Princesa de Pedra do Dragão. Nos anos que se seguiram, ela e Viserys vaguearam pelas nove Cidades Livres procurando ajuda, o que valeu a Viserys o título escarnecedor de "Rei Pedinte". A obsessão do irmão em recuperar a coroa que sentia ser sua por direito de nascimento instilou em Daenerys uma crença semelhante, de que recuperar Westeros era o supremo objectivo da sua vida.


A primeira actriz escolhida para este papel foi Tamzin Merchant, mas por razões que não foram reveladas acabou por ser substituída por Emilia Clarke. Confesso que gosto MUITO mais da Emilia em termos  físicos e apesar de ser uma actriz com pouca experiência gostei do que já vi e acho o seu entusiasmo contagiante. E como a Dany é uma grande personagem só podem vir aí coisas boas!

(texto parcialmente adaptado de A Wiki of Ice and Fire)

5 Responses so far.

  1. Paulo says:

    Grande personagem e que nesta fase das cronicas irá passar as passas do Algarve, mas será sem duvida uma POV digno de se acompanhar.

    Para mim lá mesmo para o final das crónicas todas as casas prestarão vassalagem aos Targaryen, mas de momento ainda é cedo para se analizar isso.

    Sempre idealizei Danny um pouco diferente, mas veremos com a actriz se vai safar neste papel tão importante que tem pela frente.

  2. tchetcha says:

    Considerando que só conheço a Danny, imaginei-a bem diferente e mete-me imensa confusão sobrancelhas escuras e cabelo claro. Acho que podiam ter feito melhor, já que não quiseram optar por uma actriz naturalmente loira.

  3. Célia M. says:

    Tem havido tanta reclamação em relação às sobrancelhas da Dany (e da Cersei também) que acho que vão levar um retoque digital :D

  4. Anónimo says:

    ..."dinastia Targaryen ficou reduzida apenas a ela e ao seu irmão Viserys...."

    A mim parece-me haver mais um descendente Targaryen, mas isso depois logo veremos...
    Tou a falar do Jon Snow, do qual nunca se soube o nome da mãe, apenas aparecendo um nome dado pelo Ned ao Robert, mas a meu ver foi apenas para o calar.
    Não me parece que um homem cheio de honra como o Ned tenha tido um filho bastardo!
    Quem sabe se o Jon não é filho da sua irmã e do rei Aerys.

  5. Zazá says:

    as sobrancelhas escuras são para ajudar na expressividade das atrizes, porque se fossem claras, as meninas ficariam feias no video, masculinizadas, sei disso porque uso o cabelo platinado e conheço os truques de maquiagem, sobrancelhas platinadas não ficam bem em ninguém, e as sobrancelhas dela (que é morena na realiddae) foram clareadas o suficiente para que ficassem bonitas, atraentes e em harmonia com o cabelo, já que em geral são mesmo mais escuras que o cabelo.

Leave a Reply

Partilhar