Jaime Lannister


Gémeo de Cersei e filho de Tywin e Joanna, Jaime Lannister é um dos cavaleiros mais famosos de Westeros. Tornou-se cavaleiro e ascendeu à Guarda Real. Dois anos após a sua indução, assassinou o rei louco durante o saque de Porto Real, o que lhe valeu o epíteto de "Regicida". Partilha com a irmã a arrogância e a impressionante boa aparência. Jaime é arrogante, impulsivo e amoral.

Jaime foi, desde a juventude, um guerreiro imensamente talentoso. Ganhou distinções por valentia em batalha durante a supressão da Irmandade de Kingswood e foi convidado a juntar-se à Guarda Real com 15 anos, tornando-se o seu membro mais jovem. Foi uma grande honra; contudo, a verdadeira razão para ter aceitado foi poder ficar mais perto da sua irmão gémea, Cersei. A honra ficou manchada quando se apercebeu que a sua nomeação foi uma forma de o Rei Aerys privar o poderoso Lord Lannister do seu filho mais velho e herdeiro, uma vez que os cavaleiros da Guarda Real renunciam às suas terras e títulos e tomam um voto de celibato. Ao perceber a verdadeira intenção de Aerys, Tywin resignou ao cargo de Mão e regressou com Cersei a Rochedo Casterly. Com a irmã longe, e com a tarefa de guardar um rei que agora se apercebia ser louco e cruel, Jaime ficou cada vez mais desencantado com o seu papel.

Durante a Rebelião de Robert, Aerys manteve Jaime fora das batalhas para assegurar a lealdade contínua dos Lannisters. Contudo, depois da Batalha do Tridente, Jaime descobriu que Aerys planeava queimar Porto Real e todos os seus habitantes em vez de deixar Robert Baratheon tomá-los. Quando Tywin Lannister enganou Aerys para que este deixasse as suas tropas entrar em Porto Real e começou a saquear a cidade, o Rei Aerys tentou pôr o seu plano em acção. Jaime reagiu matando o rei, o que lhe valeu o epíteto de "Regicida" e uma reputação de homem mau e desonrado. Mais tarde, Jaime reflectiu sobre ser muitas vezes injuriado por aquilo que ele considera ser a sua melhor acção.


Nikolaj Coster-Waldau foi o escolhido para interpretar uma das personagens preferidas dos fãs da saga. É um actor dinamarquês de 40 anos, com experiência em televisão e cinema, do qual confesso nunca ter ouvido falar até ter sido anunciado como escolhido para o papel de Jaime. Sempre imaginei esta personagem, que fica em segundo lugar no meu top de favoritas, como um homem de beleza quase perfeita. Nicolaj não se enquadra propriamente nessa definição, mas gosto muito do que já vi em fotos e nos trailers. Fica a grande expectativa por ver como se sai :)

(texto parcialmente adaptado da Wikipedia)

One Response so far.

  1. Paulo says:

    Parece-me bem entregue o papel a este actor.

    Esta é sem sombra de duvidas uma das personagens que mais me surpreendeu, o que eu o detestei por causa de do que fez a uma criança, não acheo justo, mas com o evoluir da história a minha opinião foi mudando e seja bom ou vilão é sem sombra de duvidas uma das personagens chave do enredo.

Leave a Reply

Partilhar