Eddard Stark


Eddard Stark, informalmente tratado por Ned, é o Senhor de Winterfell. Juntamente com Catelyn Tully Stark tem 5 filhos, mas tem também um filho bastardo, Jon Snow. Eddard é conhecido pelo seu sentido de honra e justiça; enganos, intrigas e segredos não são do seu agrado. Apesar de a sua família o considerar bondoso, alguns consideram a sua personalidade reservada um sinal de frieza e desdém. Ned é um devoto seguidor dos Deuses Antigos, os deuses dos Primeiros Homens. Também se diz que estes deuses são os deuses dos filhos da floresta, os habitantes originais de Westeros.

Ned foi criado por Jon Arryn em Eyrie, juntamente com Robert Baratheon. Ficou amigo de Robert e chegou a considerar Lord Arryn como um segundo pai. O Rei Aerys II exigiu que Arryn lhe enviasse as cabeças dos dois protegidos. Arryn recusou, dando origem a uma rebelião na qual Ned e Robert se juntaram como senhores das suas casas e comandantes-chefe. Pouco depois das batalhas finais da rebelião, Ned casou com Catelyn Tully, que tinha sido prometida a Brandon, irmão de Ned, antes da sua morte. Ned estava numa torre na fronteira com Dorne, conhecida como a "Torre da Alegria", quando a sua irmã Lyanna aí morreu, um incidente que nunca mais deixou de assombrar Ned.

Depois de terminado o conflito, e com Robert no trono, Ned regressou a casa, levando com ele um filho bastardo, Jon, sobre cujas origens se recusa a falar. Passou os 15 anos seguintes como Senhor de Winterfell. Raramente deixou as suas terras, e não se envolveu nas complexas intrigas das cortes a sul. Até que o Rei Robert viaja para Winterfell para pedir a Ned que substitua Arryn como Mão do Rei, o seu conselheiro mais próximo. E é neste ponto que a história dos livros, e da série, começa.



Na série televisiva, Eddard Stark é interpretado pelo conceituado actor inglês Sean Bean. Actualmente com 51 anos, Bean é especialmente reconhecido pela sua participação na série televisiva Sharpe (que adapta a série de livros de Bernard Cornwell), como vilão em Goldeneye ou como Boromir em The Lord of the Rings. Foi um dos primeiros nomes anunciados para a série e reuniu consenso dos fãs para interpretar esta que é uma personagem tão importante no enredo. Não diria que corresponde exactamente à imagem que idealizei, mas acho que o actor se adequa bastante bem à personagem em causa e que conseguirá fazer jus ao que esta interpretação exige.

(texto parcialmente adaptado da Wikipedia)

Leave a Reply

Partilhar