Catelyn Stark


Catelyn Stark é a esposa de Eddard Stark e senhora de Winterfell. Tem cinco filhos: Robb, Sansa, Arya, Bran e Rickon. Catelyn nasceu na Casa Tully, e é filha de Hoster Tully e Minisa Tully. Os seus irmãos são Edmure e Lysa. Catelyn é vista como uma mulher honrada e justa, pondo o dever à frente do desejo como um princípio orientador do seu comportamento. Nutre um amor profundo pela sua família e tem uma sólida fé nos Sete (Deus com sete aspectos ou faces, cada um deles representando uma virtude diferente). Contudo, vê o bastardo Jon Snow como um intruso na sua família, e nunca perdoou Eddard por trazê-lo para dentro de sua casa.

Catelyn cresceu em Riverrun, onde se tornou amiga do protegido do seu pai, Petyr Baelish, que se apaixonou por Catelyn, que por sua vez o amava como irmão, mas nada mais. Quando Catelyn tinha doze anos, foi anunciado que estava prometida a Brandon Stark, herdeiro de Winterfell. Depois de ouvir estas notícias, Petyr desafiou Brandon para um duelo pela mão de Catelyn. Brandon venceu facilmente, mas poupou a vida de Petyr, respeitando os apelos de Catelyn. Esta não voltou a falar-lhe e queimou a única carta que Petyr enviou após a morte de Brandon.

Apesar de amar e estar prometida a Brandon, Catelyn acabou por casar com o seu irmão mais novo, Eddard, após Brandon ter sido assassinado por Aerys II. Com o tempo, também chegou a amar Eddard.


A actriz escolhida inicialmente para representar o papel de Catelyn foi Jennifer Ehle, bastante conhecida pelo seu papel de Lizzy Bennet na mini-série Orgulho e Preconceito, da BBC. Contudo, devido muito provavelmente a incompatibilidades de agenda, foi necessário procurar outra actriz para desempenhar o papel e a escolha recaiu sobre a inglesa Michelle Fairley, praticamente desconhecida do público, com excepção do pequeno papel como mãe de Hermione Granger nos dois últimos filmes Harry Potter. Quando soube desta substituição, fiquei um pouco desanimada porque gosto da Jennifer Ehle e acho que teria dado uma excelente Catelyn. Quanto a Michelle Fairley, tenho de confessar que imaginava a Catelyn mais nova e com outro aspecto, mas o mais importante é que esteja à altura da sua personagem. Teremos de esperar para ver.

(texto parcialmente adaptado de A Wiki of Ice and Fire)

Leave a Reply

Partilhar